Colégio Mater Dei – Educação para uma vida melhor!

  Endereço: Rua Profª. Talita Bresolin, 1139 - Apucarana/PR

Horário das Aulas

Tesouraria

Pontualidade

A pontualidade é uma exigência para o desenvolvimento das atividades escolares.

No caso de atraso, os procedimentos são os que seguem:

  1. Não assistirá à primeira aula, o aluno que chegar à portaria da escola após o sinal de entrada.
  2. Nos períodos intermediários de aulas, o atraso não se justifica. Em ambos os casos, o aluno será encaminhado à coordenação, onde fará tarefas pedagógicas de acordo com critérios da escola.
  3. Os atrasos sistemáticos implicam na comunicação e convocação do Pai ou responsável pelo(a) aluno(a).
  4. É vedado o acesso à sala de aula ao aluno que for reincidente, por duas vezes no mesmo mês, no atraso para a primeira aula ou chegar no colégio 30 minutos após o início da primeira aula.
  5. Para os alunos do Ensino Fundamental de 2º ano ao 5º ano, o cumprimento dos horários de entrada depende dos Pais ou responsáveis. É muito importante que as crianças cheguem alguns minutos antes de iniciar a primeira aula, elas podem aproveitar esse tempo para um momento de sociabilização, interação e integração em seu espaço.
ATENÇÃO PAIS

O prazo de tolerância para os Pais ou responsáveis pegarem as crianças é de no máximo até às 18h.

Entradas e Saídas do Colégio

No colégio existem duas entradas:

  • Pela recepção (entrada principal) – reservada para pais, professores, funcionários e visitantes. Em dias de chuva pode ser usada pelos alunos também.
  • Pelo portão coberto (Rua José Jorge) – reservada para entrada e saída de alunos.

Uniforme

Com o objetivo de promover a integração, igualdade e segurança dos nossos alunos, adotamos o uso de uniforme para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, composto de calça, camiseta, agasalho, bermuda e tênis. Não é permitido o uso de outro tipo de roupa, nem combinação (inclusive boné), que não é estabelecida pela escola. Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio é obrigatório apenas o uso da camiseta do colégio. Caso não se respeite essa condição, o aluno, sem a devida justificativa, perderá aulas desnecessariamente e cumprirá atividades pedagógicas em local que será determinada pela coordenação.

A encomenda de uniforme pode ser feita nos seguintes estabelecimentos:

  • RAKYSA MALHAS: Rua Osório Ribas de Paula, 699 - Fone: (43) 3425-1537
  • SUBLIME UNIFORMES: Rua Professor João Cândido Ferreira, 890 - Fone: (43) 3033-2422 e WhatsApp: (43) 99179-4509
ATENÇÃO PAIS

O uso do uniforme será obrigatório desde o 1° dia de aula.

Isto é muito Importante

Algumas normas disciplinares são importantes para o nosso convívio dentro da escola. É fundamental que alunos, pais e professores tenham ciência das recomendações orientadas a seguir:

  1. Fica expressamente PROIBIDO FUMAR no colégio.
  2. Durante o horário de aulas (inclusive nos intervalos não recreativos) NÃO É PERMITIDA A SAÍDA DE ALUNOS DA SALA DE AULA. Somente o professor dará tal permissão quando ele já estiver dentro da sala.
  3. Fica proibido o uso de ERROREX, ESTILETE e PINCEL ATÔMICO.
  4. Cada aluno será responsável pela sua carteira e TODOS serão responsáveis pelos materiais que compõem a sala de aula.
  5. Lugar de LIXO é no LIXO, tanto em sala de aula como no pátio e demais dependências do Colégio. Colabore!
  6. EM SALA DE AULA, O USO DE BONÉ NÃO É PERMITIDO.
  7. Durante uma aula MASCAR CHICLETE E CHUPAR BALAS são consideradas faltas graves.
  8. Após o recreio, CHEGAR ATRASADO À AULA não tem justificativa.
  9. Não é permitido o uso de pastas rabiscadas ou sujas, como também com LOGOMARCAS DE OUTRAS ESCOLAS.
  10. NÃO É PERMITIDO O USO DE APARELHO CELULAR E OUTROS APARELHOS ELETRÔNICOS SONOROS EM SALA DE AULA E EM TODAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO COLÉGIO.
  11. O aluno que estiver se beneficiando de meios fraudulentos para si ou terceiros em dia de provas e avaliações em gerais terá nota ZERO.

Penalidades

Estará sujeito a penalidades o aluno que contrariar as normas do Estabelecimento. Assim sendo, serão adotadas as seguintes medidas:

  1. Advertência Oral;
  2. Advertência por escrito ao aluno, convocando-o para uma reunião com a Coordenação e professor - informar os pais;
  3. Convocação dos pais para uma reunião com a coordenação, professor e o aluno;
  4. Suspensão das aulas de 1 a 3 dias, de acordo com a gravidade da falta. A suspensão será cumprida em casa ou no colégio com tarefas especiais, dependendo do caso;
  5. Convocação dos pais, professores, coordenador e aluno para reunião com a Direção;
  6. Suspensão de 1 a 5 dias de acordo com a gravidade da falta.

As ocorrências escolares serão atendidas nas seguintes instâncias:

  1. Professor em sala de aula – advertência oral;
  2. Coordenação – advertência oral, advertência por escrito e dependendo do caso, suspensão ou convocação dos pais para uma reunião;
  3. Direção – convocação da coordenação, aluno, pais e professores para uma reunião. Dependendo do caso, suspensão.

Agendamento de Atendimento

Para facilitar o atendimento dos pais quanto às questões pedagógicas e administrativas, solicitamos um agendamento prévio que contemple um horário conforme suas necessidades e nossas possibilidades. O mesmo deverá ser efetuado com as auxiliares administrativos ou pedagógicos. A coordenação da Educação Infantil e Ensino Fundamental I atenderá das 13h30min às 17h30min. Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atenderá entre 8h às 12h. A Direção atenderá às 3ª e 4ª feiras das 9h às 11h e em caso de emergência, qualquer outro horário alternativo de comum acordo com os pais.

Cantina

Para melhor atendimento, sugerimos aos alunos que respeitem a ordem e filas na hora de pegar seus lanches no balcão. Sugestões e reclamações a respeito do funcionamento da Cantina devem ser feitas junto às coordenações.

Anuidade Escolar

É definida pelo Conselho de Educação como uma contra-prestação pecuniária correspondente à educação ministrada e à prestação de serviços a ela diretamente vinculados, tais como uso da Biblioteca e Laboratórios, material necessário para impressão das provas (EXCETO AS PROVAS DE RECUPERAÇÃO E SEGUNDA CHAMADA), primeira via do histórico escolar e comunicados das coordenações e direção.

Pagamento das Parcelas

Para pagamento das parcelas escolares, o Pai ou responsável pode optar por:

  • Pagamento em qualquer agência bancária;
  • Pagamento na Tesouraria do Colégio.

Seguro contra Acidentes

Crianças, principalmente, e até mesmo os mais crescidos, na sua fase escolar, vez ou outra acabam sofrendo algum acidente (tombos, escorregões, esfolados, etc...), isso é absolutamente normal. Às vezes, porém, é algo mais sério e necessita de um atendimento hospitalar. Como fazer então? A escola mantém um convênio com a Seguradora TOKIO MARINE, serviço terceirizado, que possibilita que nossos alunos estejam assegurados em caso de alguma situação mais grave. Em havendo o fato, há dois caminhos a serem seguidos:

O aluno no colégio – a coordenação encaminha o aluno para o hospital e informa aos pais.

O aluno em casa – Os pais devem LIGAR para o 0800 707 5050, pedindo a liberação do atendimento e encaminhar o aluno para o hospital, chegando no hospital deve informar que o aluno tem o seguro escolar da Seguradora TOKIO MARINE. Este serviço tem um custo que será cobrado em separado. Ele é opcional. Caso os pais ou responsável não tenha interesse, faça o requerimento de cancelamento (ver preço na tabela anexa neste manual).

Taxas e Serviços Extras

O Conselho de Educação admitem a cobrança de taxas que consistem num valor que remunera os serviços extraordinários efetivamente prestados aos alunos, tais como: 2ª chamada de provas, provas de recuperação paralela, segunda via de documentos, treinos esportivos e cursos especiais extracurriculares no contraturno e identidade escolar e outros itens tais como serviços e atividades extracurriculares, não abrangidas pela anuidade escolar.

Os serviços extras serão cobrados a parte de acordo com a tabela de preços anexo a este manual.

Transferências e Cancelamentos

O aluno que desejar transferir-se do Colégio, os Pais ou responsáveis deverão agendar um horário com o(a) Coordenador(a) para receber as orientações em relação a todo processo.

No caso de cancelamento e/ou transferência de aluno, somente serão aceitas aquelas que estiverem quites com suas obrigações junto à Secretaria e Tesouraria.

Requerimento de Documentos e Segundas-Vias

Para retirada de documentos como: declarações, históricos, transferências, etc, deverá ser preenchido o requerimento próprio, na Secretaria. Neste caso o funcionário informará no ato do requerimento os prazos legais para a sua entrega.

Farmácia - Medicamentos

Na caixinha de remédios da escola possui somente material para primeiros socorros, como gaze, soro fisiológico, esparadrapo, algodão, curativo com adesivo e gelo. Os demais medicamentos os pais ou responsáveis deverão vir pessoalmente medicar o aluno.

Festa de Aniversário

O aniversário do aluno da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I pode ser comemorado no Colégio, de acordo com as seguintes orientações:
a) Agendar com a coordenação ou professora com antecedência de pelo menos 5 dias para evitar dois ou mais aniversários no mesmo dia e coincidência com atividades programadas pela escola;
b) O dia estipulado para comemoração do aniversário é a sexta-feira, durante o recreio;
c) Os pais devem trazer um bolo, pratinhos e garfos, refrigerantes e salgados até às 14h;
d) A participação é somente dos alunos da turma, professor, aniversariante e seus pais, alunos de outras turmas somente se tiver parentesco com o aniversariante.

 

Atenção: para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio deverão ter a permissão da coordenação.

Documento Escolar

A documentação escolar deverá ser providenciada até o dia 26/02/2019, com exceção da declaração de transferência e certidão negativa de débito que deverão ser entregues no ato da matrícula:

  1.  ALUNOS DO COLÉGIO: Tirar a fotografia no colégio antes do início das aulas.
  2.  ALUNOS NOVOS:
    A) Educação Infantil e 1º Ano: Xerox do Registro de Nascimento, Xerox do RG e CPF do aluno ( se possuir), CARTEIRA DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis, Declaração de conclusão para alunos de 1 a 3 anos, TRANSFERÊNCIA/ HISTÓRICO para alunos à partir de 04 anos.
    B) Do 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental: Histórico Escolar original ou (Declaração de Transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, Xerox do R.G. e CPF do aluno ( se possuir), DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis.
    C) 1ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental ou (Declaração de Conclusão provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do RG e CPF dos responsáveis.
    D) 2ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental e da 1ª Série do Ensino Médio ou (Declaração de Transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do R.G. e CPF dos responsáveis.
    E) 3ª Série do Ensino Médio: Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio ou (Declaração de transferência provisoriamente), xerox do Registro de Nascimento, xerox do R.G. e CPF, DECLARAÇÃO DE VACINAÇÃO EM DIA (conforme a lei 19534 – 04/06/2018), certidão negativa de débito (da escola anterior), xerox do R.G. e CPF dos responsáveis.